sábado, abril 30, 2011

Plano de aula

Água, muita água
Planejamento para eixo de matemática – Grupo 3 de Educação Infantil.

 Grupo 3

Título: Água, muita água
Âmbito: Conhecimento de mundo
Eixo: Matemática

Objetivo:
- Utilização de noções de quantidade e de espaço em jogos e brincadeiras.
- Manipulação e exploração de objetos e brinquedos. Propor situações organizadas de forma que existam quantidades individuais suficientes de objetos e brinquedos para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais destes e suas possibilidades associativas como transvasar.

Material:
- Bacias com água – sugere-se uma para cada trio de crianças.
- Recipientes plásticos de diferentes tamanhos, como: copo, potes, garrafas pequenas, baldes de praia.



Atividade motivacional:
Identificar previamente um ambiente externo adequado e não escorregadio, que não ofereça riscos à segurança das crianças. Como irão fazer experimentos com água, sugere-se que realizem a atividade em um gramado, por exemplo.
Colocar as bacias com água no chão e, ao lado de cada uma, disponibilizar os potes de variados tamanhos, de modo que cada grupo de crianças tenha diferentes possibilidades de experimentação.

Encaminhamento metodológico (estratégias, procedimentos e métodos):
1. Encaminhar o grupo de crianças até o espaço organizado para a atividade.
2. Convidá-las a brincarem com os materiais ali dispostos e ajudá-las a se organizarem de tal modo que se distribuam de maneira equivalente entre os materiais (sem formar agrupamentos numerosos, pois podem dificultar as explorações).
3. Após o momento inicial de exploração, circular entre os grupos de crianças e apresentar tarefas, como: encher a garrafa usando o menor copo disponível; despejar a água nos copos utilizando a água já colocada dentro da garrafa.
4. Apresentar desafios como solicitar que encham a garrafa sem fazer uso dos demais recipientes, portanto, devem explorar as possibilidades até perceberem que podem afundar a garrafa na bacia de modo que a água entre pelo gargalo. 5. Perguntar se acreditam que todo o conteúdo da garrafa cabe dentro do balde ou se sobrará água; se o conteúdo do balde cabe dentro da garrafa; se o conteúdo de dois copos pequenos cabe dentro de um copo maior, entre outras comparações. Certamente, a cada questionamento seguirá o momento de experimentação para então constatarem o que acontece com a água em cada situação.

Observação: Com os mesmos materiais, é possível sugerir brincadeiras de faz de conta como “fábrica de sucos” e “lanchonete ou restaurante”.

Avaliação:
Perceber se, durante as experimentações, os alunos:
- fazem uso de expressões como “cheio” e “vazio”;
- exploram as ações de transvasar a água de um recipiente ao outro com certa destreza;
- reconhecem recipientes maiores e menores; compridos e curtos; largos e estreitos.

0 comentários:

Postar um comentário