sexta-feira, abril 29, 2011

PROJETO DE HISTÓRIA

TEMA:  ERA UMA VEZ NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 JUSTIFICATIVA:
A aprendizagem da linguagem oral é sem sombra de dúvidas, um dos elementos primordiais para que as crianças ampliem suas possibilidades de inserção e participação na sociedade. Sendo assim o trabalho com a oralidade torna-se um dos eixos básicos do trabalho na educação infantil, dada a sua importância para a formação do sujeito, para a interação com as outras pessoas, na construção de conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento.   Portanto podemos dizer, que a ampliação de suas capacidades de comunicação oral ocorre gradativamente, por meio de um  processo de idas e vindas que envolvem tanto a participação nas rodas de conversas, em situações de escuta e reconto de histórias e de canto de músicas. Por isso, o educador deve contar histórias, criando e proporcionando um clima afetivo e de aproximação entre as crianças.  A literatura infantil valoriza a fantasia, o lúdico e a expressão dos sentimentos. É através do conto que ela constrói um mundo de idéias abstratas e vivencia experiências que enriquecem o seu conhecimento real e alimenta sua imaginação com elementos da fantasia. O trabalho com a literatura infantil possibilitará  e enriquecerá esse trabalho de desenvolvimento da oralidade, imaginação e fantasia dessas crianças.

OBJETIVO GERAL: 
Incentivar o gosto por ouvir histórias através do contato com diversos gêneros literários, despertando a imaginação, a fantasia e ampliando gradativamente seu vocabulário e sua oralidade.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Interessar pela leitura de histórias e manusear livros de literatura infantil; Fazer leitura de imagens (gravuras); Recontar histórias ouvidas; Identificar personagens principais; Trabalhar a linguagem escrita através da oral; Desenvolver a oralidade; conhecer alguns gêneros literários (contos de fadas, fábulas, lendas...); Ter livre acesso ao cantinho da historia, manuseando e realizando leitura espontânea das histórias.
METODOLOGIA:   
O trabalho com a literatura infantil além de  contribuir  para a formação de bons leitores, representa para algumas crianças a única oportunidade de ler e entrar em contato com esse universo infindável que o da leitura. O professor deve ainda procurar conhecer com absoluta segurança  o enredo e ater-se ao vocabulário, procurando adequá-lo à capacidade de compreensão de seus alunos, trabalhar a dicção, o volume e a tonalidade da voz nas imitações dos personagens e caprichar nas expressões corporais e faciais. Leitura de histórias, histórias cantadas, fábulas, contos populares e lendas, ginástica historiada e contos diários.

 RECURSOS MATERIAIS: 
livros de histórias, fantoches, cds, aparelho de som, vídeo, gravuras, cartazes, fantasias e outros.

RECURSOS HUMANOS:  
 Estarão envolvidos neste projeto  todos os alunos do grupo misto 2 e a educadora Hélia. AVALIAÇÃO: Através de observações constantes dos alunos, observando os aspectos mais significativos do desenvolvimento das crianças dentro da área cognitiva, psicomotora, social e afetiva. A observação deve abranger os seguintes pontos: ouve histórias, é capaz de fazer o reconto,conta e reconta uma história vivencias e fatos observados com seqüência lógica, identifica e nomeia personagens principais.

DURAÇÃO: 3 meses

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