A EDUCAÇÃO INFANTIL NA CONTEMPORANEIDADE

Historicamente foram criadas e promulgadas leis para assegurar os direitos da criança a educação infantil.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

sábado, maio 07, 2011

PROJETO: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE ONTEM E HOJE.



JUSTIFICATIVA:

Proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra.

OBJETIVOS DO TRABALHO:
· Aumentar o repertório de brincadeiras infantil,
· Participar de situações de socialização,
· Participar de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo,
· Construção de brinquedos com sucatas,
· Registrar de diferentes formas o brincar.

Desenhos que curam.





Li uma matéria no jornal que relatava uma história incrível, de um  garoto Aidan Reed, americano de apenas 5 anos, pagou seu próprio tratamento de câncer vendendo desenhos de sua autoria pela internet. As imagens feitas artesanalmente trazem monstros, palhaços e alienígenas.
Aidan foi diagnosticado com leucemia em setembro do ano passado e os médicos disseram que ele tinha 90% de chance de cura. Com isso, iniciou-se o tratamento de quimioterapia. Devido ao alto custo da terapia, seus pais colocaram a casa da família à venda. Foi aí que sua tia, Mandi Ostein, decidiu transformar o hobby de Aidan em um negócio lucrativo para arcar com os custos hospitalares.
Ostein contou com a ajuda da organização Survivors Club, e a remessa inicial de 60 desenhos foi pequena para demanda. Com o sucesso de suas obras, Aidan transformou sua casa em escritório de impressão e envio de desenhos.
Cerca de US$ 30 mil foram arrecadados, montante suficiente para pagar o tratamento. A família ficou perplexa com a ajuda, vinda inclusive de outros países. "É absolutamente inacreditável. Nós somos moradores de uma cidadezinha do Meio Oeste americano. Este tipo de coisa não acontece com a gente", disse Ostein.

sexta-feira, maio 06, 2011

Psicomotricidade Na Educação Infantil.

DESENVOLVENDO CAPACIDADES.

A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das atividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. Por isso, cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e as brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil.
A Psicomotricidade nada mais é que se relacionar através da ação, como um meio de tomada de consciência que une o ser corpo, o ser mente, o ser espírito, o ser natureza e o ser sociedade. A Psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente. 

Plano de Aula.

TINTAS E TEXTURAS 

Faixa etária
0 a 3 anos

Conteúdo
Exploração e linguagem plástica

Introdução 
Nos primeiros anos de vida, as crianças estão imersas no universo das imagens. Começam a ter experiências estéticas quando percebem que podem agir sobre papéis ou telas provocando mudanças e produzindo algo para ser visto. Oferecer diferentes materiais aos pequenos é uma maneira de ampliar a capacidade de expressão deles e o conhecimento que têm do mundo.

quinta-feira, maio 05, 2011

Atividades sobre Cores.


Dicas de Filmes para o dia das Mães:

  • A Troca 
Após sair para trabalhar em uma manhã de sábado, o filho de Christine Collin (Angelina Jolie) é seqüestrado. Desde então, ela passa a orar fervoro.
  • Tudo sobre minha mãe
O filme é uma narrativa corajosa e melancólica do amor de uma mãe pelo seu filho

quarta-feira, maio 04, 2011

Atividades diversas


terça-feira, maio 03, 2011

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Atualmente, vivemos no Séc. XXI, porém, ainda sofremos, em decorrência de vestígios deixados por uma geração anterior a nossa, onde usava - se uma metodologia completamente robotizada, a expressividade da criança, vinha somente de saber repetir como um papagaio os gestos e falas de seus mestres, uma teoria sem dúvidas “tradicionalista”.

Ministério Público exige mudanças na educação infantil de Farroupilha Atual modelo estaria impedindo o acesso de famílias pobres.

O Ministério Público (MP) está empenhado em mudar radicalmente o sistema de atendimento da rede pública de educação infantil de Farroupilha. A justificativa: o modelo, em vigor há 18 anos, estaria deixando de beneficiar famílias pobres como determina a legislação.
O MP deu um prazo de 90 dias, contado a partir de 25 de abril, para que a prefeitura apresente um novo projeto com propostas concretas, cronograma de implantação e de responsabilidades. Caso contrário, promete acionar judicialmente o município para rescindir o atual convênio com a entidade que presta os serviços.

segunda-feira, maio 02, 2011

Projeto dia das mães

Justificativa
A escola precisa resgatar os valores éticos entre filho e mãe valorizando a família

Objetivo
Valorizar o “papel” das mães
Conscientizar as crianças sobre valores éticos tais como: obediência respeito, compreensão...
Valorizar as mães adotivas
Estimular comemoração do dia das mães
Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal por meio de poesia musica e oração
Desenvolver a coordenação motora, a percepção auditiva e visual das crianças

domingo, maio 01, 2011

SUGESTÕES DE ATIVIDADE PARA O DIA DAS MÃES.

  • Acolhida (Perguntar: Qual o tempo que está fazendo hoje? Chuvoso? Ensolarado? Nublado?... que dia é hoje? Trabalhar o calendário, etc.)
  • Na rodinha de conversa falar sobre o Projeto dia das Mães. Abordar o tema com certa cautela (na sala pode ter aluno com a mãe falecida).
  • Perguntar sobre o nome da mãe de cada criança, e escrever na lousa.
  • Ao lado do nome de cada mãe, escrever o nome do filho.
  • Pedir para cada um falar sobre sua mãe, descrever como ela é, a cor cor dos cabelos, olhos, se trabalha, etc.
  • Entregar a cada criança uma folha xerocada ou mimeografada com a palavra MÃE, e pedir que contorne as letrinhas com cola e bolinhas de papel colorido. Elaborar um álbum com as produções para a exposição.
  • Na rodinha de conversa, cantar a música Mamãe, mamãe, mamãe, de Agnaldo Timóteo, com coreografia, pantomínia.
  • Pedir que cada um trazer figuras de mulher, como tarefinha de casa.

Atividades sobre a Família