A EDUCAÇÃO INFANTIL NA CONTEMPORANEIDADE

Historicamente foram criadas e promulgadas leis para assegurar os direitos da criança a educação infantil.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

sexta-feira, maio 20, 2011

A criatividade e o brincar

Continuando a série de artigos Educando pelas ondas virtuais, neste texto Max Haetinger fala sobre a relação entre a criatividade e o lúdico.
" (...) o ato de brincar acompanha o desenvolvimento da inteligência do ser humano".(Daniel Silva/Max Haetinger. 2008 p.114)

O RELÓGIO NÃO É SÓ BRINCADEIRA.


Os  alunos da Educação Infantil, na faixa etária de 5 a 6 anos, poderão:
  • Perceber que o relógio é um instrumento que mede o tempo;
  • Conhecer a história do relógio e o seu desenvolvimento;
  • Desenvolver a noção do tempo vivido.
Duração das atividades
Aproximadamente duas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os professores para propor atividades com relógio, de forma sistematizada, devem ter trabalhado anteriormente com as crianças a noção da contagem, representação numérica, agrupamento de 5 em 5 e cálculo mental de pequenas quantidades.

quinta-feira, maio 19, 2011

A Educação Infantil E A Escola Contemporânea Ou Sócio-Interacionista.


A partir da LDB 9394/96, principalmente com as difusões das ideias de Piaget (1896-1980) Vygotsky (1896-1934) e Wallon (1889-1962), numa perspectiva sócio-interacionista e de abordagem cognitivista, essas teorias buscam uma aproximação com modernas correntes do ensino da língua que consideram a linguagem como forma de atuação sobre o homem e o mundo, ou seja, como processo de interação verbal que constitui a sua realidade fundamental.
Segundo Mizukami (1986), uma abordagem cognitivista implica, dentre outros aspectos, se estudar cientificamente a aprendizagem como sendo mais que um produto do ambiente, das pessoas ou de fatores que são externos ao aluno.

quarta-feira, maio 18, 2011

Moldes do alfabeto.


terça-feira, maio 17, 2011

Uma Linda Historinha para aulas.


segunda-feira, maio 16, 2011

MOVIMENTO.


Jogos e Exercícios Sensório- Motores
São atividades com valor exploratório, pois são realizadas para explorar e exercitar os movimentos do próprio corpo, seu ritmo, sua cadencia e seu desembaraço, bem como os efeitos que sua ação pode produzir.