A EDUCAÇÃO INFANTIL NA CONTEMPORANEIDADE

Historicamente foram criadas e promulgadas leis para assegurar os direitos da criança a educação infantil.

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quinta-feira, maio 24, 2012

SUGESTÕES PARA TRABALHAR O TEMA: FESTA JUNINA.




Como a maioria das festas populares, as festas juninas estão vinculadas ao calendário religioso. Em praticamente todo o Brasil, durante o mês de Junho são comemorados os dias de Santo Antônio(13 de junho),São João (24 de junho) e São Pedro(29 de Junho).
Santo Antônio: Sua comemoração no dia 13, como as demais, foi trazidas pelos colonizadores portugueses. Santo Antônio de Pádua (nascido Fernando Bulhões), em Lisboa em 1195, faleceu aos 36 anos em Pádua, em 13 de Junho de 1231.Foi frade franciscano, tendo atuado na África, na Itália, na Sicília, e depois em Assis, onde sempre muito humilde inicou-se como pregador da doutrina católica.Datam daí os milagres atribuídos a ele, entre eles conversar com os peixes e aparecer em vários lugares ao mesmo tempo. A tradição popular transformou Santo Antonio em casamenteiro e as moças que querem marido, rezam e fazem simpatias. É conhecido também como santo das causas difíceis e dizem que ajuda a encontrar algo desaparecido.

segunda-feira, maio 21, 2012

Apostila de Letras Cursivas.



Sexualidade Infantil: um novo olhar.

A problemática no precário debate sobre sexualidade com as crianças, no campo escolar, se expressa, muitas vezes, na carência de habilidade ou mesmo de crença dos professores em relação à existência da sexualidade em tenra idade; uma vez que “muitos consideram, ainda hoje, a abordagem das questões sexuais na escola como algo não sadio, pois estimularia precocemente a sexualidade da criança” (CAMARGO; RIBEIRO, 1999, p.39). Daí o objetivo de se pesquisar o seguinte problema: Quais os principais desafios vividos pelo professor da Educação Infantil no trabalho junto às crianças de 4 a 5 anos de idade que estão descobrindo sua sexualidade? 

O educador não tem a obrigação de saber tudo, mas deve estar bem consciente do seu papel e estudar bastante para manter-se o mais informado possível. A investigação sobre o assunto vai subsidiá-lo na orientação, fundamentando-o e tornando-o mais eficaz. Este estudo tornou visível que para se trabalhar nas escolas a orientação sexual deve-se primeiramente entender, respeitar a criança e dar atenção a ela como um todo, sem separá-la do sexo, colocando o foco do desenvolvimento de sua sexualidade com uma conclusão e parte de toda sua estrutura para vivencias futuras sendo a infância a sua base.

O LUGAR DO AFETO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR COM VISTAS O ENSINAR E O APRENDER





Na nossa vivência acadêmica verificou-se a existência de certo desconhecimento por parte dos estudantes do Curso de Pedagogia do Departamento de Educação – Campus I, da necessidade de se conhecer o afeto como constructo fundante para a prática pedagógica.
Ao analisar-se, ainda que preliminarmente, o Currículo do Curso de Pedagogia do Departamento de Educação-Campus I, constatou-se a inexistência de ementários, disciplinas e ou conteúdos que de algum modo tratassem sistematicamente do afeto, como um importante conceito na formação do professor.